A Igreja não nos deve nada; sejamos servos

Um dos maiores equívocos dos cristãos na atualidade é achar que a igreja precisa lhes entregar algo. Com isso, o principal aspecto cristão, que é o serviço e que marca a vida daquele se diz seguidor de Jesus Cristo, fica relegado ao segundo plano. Contudo, ser igreja é pertencer, e pertencer é algo totalmente oposto à ideia de esperar algo da comunidade local.

Embora nosso chamado a Cristo seja pessoal, Deus nunca desejou que fosse particular. Ele vive em comunidade desde o princípio, pois é um Deus que se expressa e manifesta em comunidade, na Trindade Santa (Deus Pai, Deus Filho -Cristo-, e Deus Espírito Santo). Em Gênesis 1:26 e 27 lemos:

E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.

Portanto, seguir a Cristo inclui pertencer e não só crer. Somos membros de um Corpo com atuação histórica no mundo, parte de um organismo vivo que, embora guiado estrategicamente pelo Espírito Santo, depende da ação humana para acontecer.

As pessoas da nossa época estão buscando grupos para pertencerem: militâncias políticas (feministas, LGBTs, marxistas, conservadoras, liberais, etc), grupos de interesse comum (torcidas organizadas, escolas de samba) ou sociais (ajudam em trabalhos de caridade ao próximo, com idosos, crianças, etc). Mas isso tudo é esvaziado de espiritualidade, não as preenche completamente.

Se entendemos que a Igreja é um corpo e cada pessoa um órgão vital para o funcionamento deste corpo, estamos falando que cada um de nós encontra significado e função quando está ligado a uma igreja local, trabalhando e servindo.

Um órgão desligado de um corpo morre, deixa de existir e fazer sentido em si mesmo. Da mesma forma, estando desligado de uma Igreja local ou simplesmente sendo um membro que frequenta a igreja esperando que ela lhe entregue algo e não fazendo nada em troca, não servindo à essa comunidade, somos como um membro desligado, decepado.

Uma pessoa que está nessas condições já está espiritualmente morta. Não podemos ter em mente que a Igreja precisa nos entregar algo, mas o oposto. Devemos nos conscientizar de que ali haverá vida e movimento quando eu também me proponho a fazer alguma coisa, servir. O serviço é a marca do Espirito Santo na vida das pessoas que querem imitar a Cristo.

Vivemos uma época em que os valores sociais são pautados por independência e egoísmo, individualismo. Isto cria órfãos espirituais, crentes que vivem a mudar de igreja ou mesmo, em um ponto mais extremo, desigrejados. Mas a Bíblia nos oferece boas razões para sermos ativos e participantes no serviço de uma comunidade local:

  • Participar de uma igreja e servir nela identifica você como um cristão verdadeiro, pois a Igreja é o único local onde pessoas de diferentes formações, etnias, raças, posições sociais e escolhas individuais todas elas levando ao mundo uma mensagem única e um poderoso testemunho de transformação de mente e espiritual (Jo. 17:21);
  • Servir faz você ser menos egoísta e o retira do isolamento, pois a Igreja é a sala de aula e o laboratório dos relacionamentos. Compartilhar experiências e ter sua forma de lidar com a vida sendo exposta, com oração mútua e um aprendizado conjunto, faz-nos enxergar Cristo uns nos outros e isto é expandido para fora das ‘quatro paredes’ da igreja. Tornamo-nos dependentes uns dos outros no sentido neotestamentário, ficamos comprometidos uns com os outros assim como somos com Jesus (1 Jo. 3:16);
  • Nós chegamos à maturidade espiritual através da ação conjunta, do serviço (mútuo, ou seja, dentro da igreja e do social, fora dela) e da comunhão. Ser apenas um espectador de cultos, sem se envolver, e esperar que a igreja dê suporte para todos os seus anseios não o fará crescer espiritualmente, ao contrário. É o engajamento na Obra, colocação de dons, talentos e habilidades para o serviço na comunidade local que nos faz enxergar Cristo ali, nas pessoas e em nós mesmos, e nos aproxima Dele, gerando musculatura espiritual (Ef. 4:16);
  • A igreja precisa de você para que a Igreja* avance em sua missão. Deus abençoou você com um ministério e a igreja é o local propício para que ele seja exercido. Ele quer que você se desenvolva! E, quando isso acontece, Ele edifica a Igreja Dele. Mais ainda: você se torna um participante da missão de Cristo no mundo e ajuda na transmissão do Evangelho (1 Co. 12:7).

Deus tem um propósito em Cristo para você; você não está aqui por acaso! E é na igreja, um organismo planejado e sustentado por Ele, que haverá campo para você colocar em prática aquilo que Ele tem reservado para você, sua verdadeira potencialidade.

Faça hoje a escolha de não mais frequentar uma igreja, mas ser membro de uma igreja e fazer a Igreja de Cristo avançar. Comprometa-se com pessoas reais e imperfeitas que, como você, estão buscando seguir Aquele que é perfeito.

Não fique estagnado no egoísmo de esperar que a igreja dê a você algo em troca de sua presença ou de sua colaboração com ofertas; comprometa-se com Cristo a partir de seus irmãos, servindo em sua comunidade.

Você se torna cristão ao se comprometer com Cristo, mas se torna membro de uma igreja ao se comprometer com um grupo específico de fiéis. A primeira decisão traz a salvação; a segunda, a comunhão“. (Trecho retirado do livro: Uma vida com propósitos – Rick Warren).

Leia nosso último artigo onde levantamos alguns pontos sobre a importância de congregar.

*Aqui utilizo I (maiúsculo) quando me refiro à Igreja Mística de Cristo, espalhada pelo mundo. Quando a grafia traz i (minúsculo) trato da igreja local (sua comunidade ou paróquia).

Ítalo Toni Bianchi – Jornalista, teólogo e escritor. MtB: 0089819/SP.

Deixe um comentário